quarta-feira, 23 de maio de 2012

Sistema Urinário

O Sistema Urinário humano é de extrema importância para o funcionamento do nosso corpo. 

  • O Sistema Urinário humano é composto por:


- Rins;
- Bexiga urinária;
- Ureteres;
- Uretra;
Esfíncteres.
  • Funções do sistema Urinário

- Produzir, armanezar e eliminar a urina;
- Regular o volume a composição química do sangue e seu volume;
- Eliminar o excesso de água e resíduos do corpo humano, através da urina;
- Garantir a manutenção do equilíbrio dos minerais no corpo humano;
- Auxílio na regulagem de produção das hemácias (células vermelhas sanguíneas).
  • Principais doenças do sistema urinário:

- Glomerulonefrite (inflação dos glomérulos do rim);
- Insulficiência Renal (diminuição ou interrupção no processo de filtragem glomerular);
- Doença do Rim Policístico (doença hereditária que se caracteriza pela formação de cistos nos túbulos renais);
- Proteinúria (presença de excesso de proteínas na urina que pode significar deficiência no funcionamento dos rins);
- Incontinência Urinária (dificuldade ou falta total do controle da bexiga, gerando a eliminação involuntária de urina).


Com este texto eu e o meu parceiro aprendemos o funcionamento do Sistema Urinário, decidimos colocá-lo aqui para que todos os seguidores deste blog tambem possam aprender tal como nós.
Esperemos que fiquem esclarecidos.

sábado, 19 de maio de 2012

Sistema excretor



Produtos de excreção Os nutrientes depois de fornecerem a sua energia transformam-se em resíduos, constituindo produtos desnecessários ao organismo, que devem ser eliminados. Eles são tóxicos e a sua acumulação pode ser fatal.
Os principais produtos de excreção são: a urina, o dióxido de carbono e o suor.

Sistemas de excreção Sistema urinário - Urina
Sistema respiratório - Dióxido de carbono
Pele - Suor
 
 
Sistema urinário Fabrica e elimina a urina
= Rins + Vias urinárias
Vias urinárias =Ureteres + Bexiga + Uretra
Urina = água + ureia + cloreto de sódio
Liquido amarelado composto por água, e substâncias dissolvidas, como a ureia e os sais.
Formação de urina O sangue chega ao rim pela artéria renal que se ramifica em numerosos capilares.
O rim extrai deste sangue água e substâncias prejudiciais em excesso formando assim a urina.
O sangue purificado passa para a veia renal saindo do rim.
A urina assim formada passa aos ureteres e desce à bexiga onde é armazenada
Quando a bexiga se enche sentimos vontade de urinar
A urina sai da bexiga através da uretra.
 
 
 

Formação de suor O suor é o produto de excreção da pele
É fabricado nas glândulas sudoríparas, abundantes nas palmas das mãos, plantas dos pés e axilas. São compostas por tubos enrolados à volta dos quais se encontram capilares sanguíneos.
As glândulas sudoríparas situam-se na derme abrindo à superfície da epiderme através de um poro.
O suor é constituido por água e substâncias dissolvidas, principalmente cloreto de sódio (sal), donde o seu gosto salgado.





Desta vez eu e o meu colega decidimos optar por não colocar muito texto mas sim por colocar um sistema mais simples de explicar aos nossos visitantes e não muito cansativo de ler sobre o que é o sistema excretor. Esperamos que com este modo que nós optamos percebam melhor e não se saturem muito a ler.
Alguma duvida podem perguntar.

segunda-feira, 7 de maio de 2012

           Sistema Linfático



          O que é e as suas funções:


  • O sistema linfático possui a função de drenar o excesso de líquido intersticial (líquido onde as células ficam mergulhadas e de onde elas retiram seus nutrientes e eliminam substâncias residuais de seu metabolismo) afim de devolvê-lo ao sangue e assim manter o equilíbrio dos fluidos no corpo.

  • Ele também transporta as vitaminas e os lipídeos, absorvidos durante o processo de digestão, até o sangue, para que este, leve os nutrientes para todo o corpo.

  • Uma outra função do tecido linfático é a realização de respostas imunes, ele impede que a linfa lance microorganismos na corrente sanguínea através da retenção e destruição destes dentro de seus linfonodos.

  • Para entendermos o que são os linfonodos, uma forma bem simples é pensarmos neles como filtros, uma vez que a linfa passa por vários deles antes de chegar à corrente sanguínea, e, como já vimos acima, neles ficam retidos os agentes causadores de doenças até sua eliminação.

  • É importante saber que os capilares sanguíneos e os capilares linfáticos possuem funções bem diferentes, pois no caso dos primeiros, há a entrada e saída de substâncias, já no segundo, ocorre apenas a entrada destas. 

  • O capilar linfático não realiza trocas, ele somente coleta o líquido com o que tiver nele, as trocas são realizadas pelo sangue. É o sangue que faz o transporte de nutrientes e remoção de toxinas, ou seja, é pelo sangue que são realizadas as trocas necessárias ao equilíbrio do organismo.

  • Em suma, o sistema linfático atua na manutenção da saúde de nosso organismo através da remoção de agentes como: bactérias, fungos, vírus (estes penetram na corrente sanguínea), células mortas, glóbulos vermelhos que saíram da corrente sanguínea e metástases (células sanguíneas que se soltam do tumor).
Com este texto nós aprendemos as funções e o que é o sistema linfático.
Esperemos que fiquem esclarecidos sobreo sistema aqui referido, se tiverem alguma duvida podem perguntar que nós cá estaremos.


terça-feira, 1 de maio de 2012

O Sistema Digestivo
















    

 

 

 

 

  





O sistema digestivo ou gastrointestinal inclui o tubo digestivo (que é constituído por: boca, faringe, esófago,estômago, intestino delgado, intestino grosso e recto), e órgãos glandulares (glândulas salivares, glândulas estomacais, fígado e pâncreas) que segregam substâncias que lançam no interior desse tubo.

A função deste aparelho é transferir as moléculas orgânicas, água e sais minerais que constituem a alimentação para o meio interno do organismo, de modo a que os átomos e moléculas que os constituem possam ser distribuídos pelas células através do sistema circulatório.
    O tubo digestivo de um adulto mede aproximadamente 8/9 metros de comprimentos desde a boca até ao ânus, e o seu interior está em contacto com o exterior através desses dois orifícios, o que quer dizer que, em sentido estrito, o conteúdo do tubo digestivo é exterior ao corpo humano. Ao contrário do que geralmente se imagina, a eliminação de produtos desnecessários (excreção) não é uma função principal do aparelho digestivo. O maior responsável pela eliminação dos resíduos é, no corpo humano, o aparelho renal, enquanto que as fezes são, maioritariamente, constituídas por materiais não digeridos e por bactérias que residem no tubo digestivo, isto é, por materiais que nunca penetram, de facto, no corpo humano.




Com este texto eu e o meu parceiro aprendemos o funcionamento do Sistema Digestivo, decidimos colocá-lo aqui para os seguidores deste blog tambem possam aprender tal como nós.
 Esperamos que fiquem esclarecidos sobre este sistema, se tiverem alguma duvida podem perguntar que nós cá estaremos para a esclarecer. 


sexta-feira, 20 de abril de 2012


O Sistema Respiratório
Esquema
    O sistema respiratório é constituído pelas fossas nasais, pela boca, laringe,  traqueia, brônquios e pulmões. O tecido pulmonar é constituído por uma grande quantidade de alvéolos. Por sua vez, a parede dos alvéolos é atapetada  por uma membrana respiratória ao nível da qual se processam as trocas gasosas. Assim, os pulmões funcionam como o interface entre o meio gasoso e o meio líquido que é o sangue, pois é neles que este se enriquece de oxigénio e elimina o dióxido de carbono.
    A respiração compõe-se de três partes: a entrada de ar ou inspiração, a apneia que é uma pequena paragem e a expiração, ou seja, a saída do ar. Para respirar é indispensável efectuar movimentos ao nível da caixa torácica que possibilitem a inspiração e expiração. Os músculos intercostais, escalenos, abdominais e o diafragma entre outros, asseguram os movimentos necessários.
    As vias respiratórias são constituídas por uma série de dutos que permitem ao ar passar do ambiente externo aos pulmões e vice-versa. O ar entra pelo nariz percorre as fossas nasais e passa para a faringe; daí desce pela laringe que é continuada pela traqueia. Esta, chegando no tórax, se bifurca em dois ramos, o brônquio direito e o brônquio esquerdo que chegam aos respectivos pulmões. Para a respiração contribui também a caixa torácica, da qual os movimentos de expansão e de redução são essenciais para que o ar possa entrar e sair das vias respiratórias.
    Fossas nasais e faringe, mesmo fazendo parte das vias respiratórias, desempenham ainda outras funções: as fossas nasais são a sede do sentido do olfacto, enquanto a faringe pode ser considerada também um órgão do aparelho digestivo desde que por ela (ou melhor, pela porção faringe que está atrás da boca) passa o bolo alimentar, além do ar.
    A laringe, a traqueia, os brônquios e os pulmões são, ao contrário, órgãos unicamente respiratórios e não tem outras funções.

                                                                espiracioninspiracion
                                       
A DINÂMICA DA RESPIRAÇÃO
 
Pode dividir-se em distintos processos:
1. Inspiração: Consiste na entrada de ar até os alvéolos pulmonares. Ingressa oxigénio.
2. Processo de intercâmbio de oxigénio e bióxido de carbono entre os alvéolos pulmonares e o sangue; e transporte do sangue aos tecidos.                                        
Expiração               Inspiração

3. Expiração: consiste na saída do ar dos alvéolos pulmonares para o exterior. Elimina-se bióxido de carbono.
    O oxigénio ingressa pela narina, atravessa a faringe, a laringe e traqueia. A traqueia se ramifica em dois brônquios, que se dirigem cada um a um pulmão.
No pulmão os brônquios vão se dividindo e, ao mesmo tempo, diminuem seu calibre até formar os bronquíolos.
    Esses continuam se dividindo em condutos ainda menores até o bronquíolo terminal ou respiratório, que formam finalmente os sacos aéreos ou alvéolos. Em volta de cada alvéolo há uma rede de capilares sanguíneos. Nos pulmões o oxigénio passa por difusão dos alvéolos aos capilares sanguíneos e o bióxido de carbono dos capilares para os alvéolos.
    Nos tecidos corporais o oxigénio passa do sangue e líquidos corporais às células, e o bióxido de carbono no sentido oposto, também pelo processo de difusão. As funções metabólicas normais das células requerem um fornecimento constante de oxigénio e, por sua vez, produzem bióxido de carbono como resíduo, portanto a carga de bióxido de carbono nas células é maior e a de oxigénio é menor em relação à dos capilares, o que produz a difusão de uma zona de maior concentração a outra de menor.
                                                                           


        Hematose Pulmonar


Curiosidades:
Os pulmões contêm quase 2400 quilómetros de vias aéreas e mais de 300 milhões de alvéolos.
As plantas são nossas parceiras na respiração. Nós inspiramos oxigénio e expiramos dióxido de carbono. As plantas absorvem o dióxido de carbono e largam oxigénio.
As pessoas têm tendência para apanhar mais constipações no Inverno porque passam mais tempo dentro de casa e mais tempo perto de outras pessoas. Quando uma pessoas espirra, tosse ou até mesmo respira, os germes passam para o ar.




Com este texto, pretendemos erriquecer os conhecimentos das pessoas.
O texto fala sobre o sistema respiratorio,  incluindo algumas curiosidades.
Alguma duvida que possa surgir aos nossos visitantes, é favor colocá-la para nós a esclarecermos.